01 janeiro 2012

Resenha semanal do Facebook 1

Resenha semanal do Facebook (26 a 31 de Dezembro)

1. Sobre a crise da Guiné-Bissau:

“Carlos Gomes Júnior sob protecção militar; o CEMA Na Tchuto está detido e quem controla é o CEMGFA,António Indjai.com apoio da Força Aérea (in Ditadura do Consenso)”

Pode estar em curso uma tentativa de golpe de Estado na Guiné (in: rr.sapo.pt)
Rebelião terá sido orquestrada pelo chefe de Estado-Maior da Armada, Bubo na Tchuto (em actualização)”

E partilhei esta notícia do jornal Pravda.ru

Como anda Guiné-Bissau?
Depois da visita de Carlos Gomes Júnior a Angola onde conseguiu obter mais uma linha de crédito de 25 milhões de dólares norte-americanos para apoios à reestruturação - que está em marcha ou, talvez, para pagar ordenados em atraso...

2. Uma das muitas notícias do portal do Jornal de Angola que nos oferece sempre algumas delícias…

“Depois de ter questionado a transparência das contas da Sonangol – e sublinhado pelas críticas da HRW – o FMI sugere agora mais reformas com vista a uma melhor diversificação da nossa economia. Talvez que devessem mandar era técnicos para explicar como transparecer as contas públicas e as contas petrolíferas...”

Jornal de Angola - FMI sugere ao Executivo reformas para diversificar economia nacional (in: jornaldeangola.sapo.ao
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento relativo favorável da economia angolana no próximo ano, em função dos investimentos em curso no sector petrolífero. Aquela instituição financeira internacional reforça a sua previsão sobre o crescimento da economia angolana com o início, no ...

3. Achei interessante esta notícia, sobre a minha cidade, Lobito, cujo título do JA tem tanto de indefinido como de incorrecto; basta entrar no texto…

”A minha cidade seria, realmente, um palco maravilhoso!”

Jornal de Angola - Angola pode acolher o Mundial (in:jornaldeangola.sapo.ao)
Abundância de espécies e vastidão do mar podem convencer dirigentes da federação internacional a escolher o país como sede”

4. Quando “chapei” esta notícia ainda não haviam sido emitidas as palavras de Chavez. Até parece que já esperava, tal a sua previsibilidade…

“Será que anda um vírus perigosamente selectivo pela América latina? É que, 5 líderes atacados com carcinomas e logo 5 líderes que não mantém uma simpatia muito grande com os EUA é obra. Por este andar ainda vão dar mais lenha a Chavez para as suas habituais suspeitas...”

Presidente da Argentina tem cancro na tiróide - Mundo - Correio da Manhã (in: www.cmjornal.xl.pt)
O Correio da Manhã é o seu jornal diário na Internet. Todas as notícias nacionais e internacionais com rigor e actualidade. Notícias de última hora, exclusivos e acompanhamento do que se passa em diversas áreas tais como Actualidade, Portugal, Economia, Politica, Europa, Mundo, Desporto, Cultura, TV...

5. Outra do Jornal de Angola que me mereceu um comentário:

“A bajulação quando demais é demais. Ou então o JA está com problemas na data. Que eu saiba, o apartheid já era há mais de dez anos, pelo menos. E só agora é que Eduardo dos Santos é laureado com o prémio de estadista africano? Dêem um calendário aos directores e assessores do jornal de Angola. Mas, pensando bem, não me admira estas discrepâncias. Já em anteriores edições a Antologia de poetas Lusófonos incluiu angolanos – um deles, eu, próprio, passe a (i)modéstia – e só agora o JA descobriu essa alegra de haver angolanos na antologia deste ano...

Jornal de Angola - José Eduardo dos Santos figura africana deste ano (in: jornaldeangola.sapo.ao)
José Eduardo dos Santos tem um papel de primeiro plano no continente e a sua presidência da SADC é a confirmação de um grande líder africano

6. Sobre a comunicação da senhora chanceler alemão Ângela Merckel, pelo ano novo:

“A senhora Merckel diz que tem de haver mais cooperação entre os europeus. Será que isso poderá acontecer com o que, verdadeiramente, ela e os seus comparsas andam a praticar desmesuradamente? Um verdadeiro... Diktat prussiano?

7. E, naturalmente, fechei a semana e o ano com a mensagem que segue e que reitero:

“E fecho 2011 com os votos que 2012 seja, no mínimo – as vozes agitadoras dizem bem o contrário – tão menos bom como este. É que para pior já todos estamos habituados... Bom e Feliz Ano!

Sem comentários: